Publicidade

Sisu 2024: inscrição termina nesta quinta-feira (25); saiba como fazer

oglobo.globo.com
Sisu 2024: inscrição termina nesta quinta-feira (25); saiba como fazer


Até 23h59 desta quinta-feira, ainda é possível mudar escolhas no Sisu 2024; classificação será divulgada em 30 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior O Sistema Unificado de Seleção (Sisu) de 2024 chegou ao último dia. A ferramenta fecha o período de inscrições às 23h59 desta quinta-feira. No entanto, o resultado só será divulgado em 30 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Até as 19h desta quarta-feira (24), 1.156.941 pessoas já estavam inscritas no processo seletivo do MEC. Esse número corresponde a 52,4% dos 2.208.932 candidatos aptos a concorrerem a uma das vagas. Medicina, Direito, Administração, Psicologia e Enfermagem são os cursos mais concorridos até o momento. Diferentemente das edições anteriores, em 2024 haverá apenas uma edição do Sisu, e as escolhas do início de ano vão definir a distribuição de vagas para o primeiro e o segundo semestre. Por isso, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Veja como funciona a classificação do Sisu 2024 A 1ª opção deve ser mais desejada que a 2ª opção, pois, se o estudante tiver nota suficiente para a primeira, automaticamente será classificado nela. A classificação na 2ª opção só pode ocorrer se a nota do candidato for insuficiente para a 1ª opção. A classificação em qualquer uma das opções impossibilita a participação nas listas de espera, mesmo que o estudante não faça a matrícula.

Calendário do Sisu 2024 Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024 Resultado: 30 de janeiro de 2024 Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024

Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024 Veja dicas para o Sisu

1. Pense no curso, na universidade e no campus Como não tem uma segunda opção no meio do ano, o dever de casa é pensar o curso que se deseja fazer, as universidades que interessam e, dentro dessas instituições, se há algum campus que atraia mais, visto que há universidades com vários campi. Nesse sentido, vale um alerta: mesmo que seja a mesma Universidade Federal ou Estadual, às vezes os campi estão em regiões completamente diferentes do estado.

2. Faça uma lista de opções O estudante não deve pensar em apenas duas opções para seu futuro acadêmico. A recomendação é fazer uma lista com cerca de seis possibilidades. "Quanto mais opções atenderem ao estudante, mais ele pode conseguir ser assertivo no sistema, caso o candidato se surpreenda com cortes mais altos”, enfatiza Zanone.

3. Esteja aberto a mudar os planos A maioria dos estudantes acaba não conseguindo ingressar na sua primeira opção, devido às altas notas de corte. Com a abertura do Sisu, precisam se candidatar a vagas da sua segunda ou terceira opção, que não deixam de ser o curso desejado. Como fazer a inscrição no Sisu 2024?

Passo 1. Clique em "Fazer inscrição" na página do Sisu e, logo em seguida, em "Entrar com gov.br ou fazer cadastro".

Passo 2. Na parte de "Minha inscrição", você pode escolher duas opções de curso. Basta clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".

Passo 3. Também é possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso na barra de buscas.

Passo 4. Ao clicar no curso de preferência, aparecem mais detalhes e modalidades disponíveis. Escolha uma das opções e clique em "Escolher esta modalidade", logo em seguida.

Passo 5. Por fim, para concluir a inscrição, clique em “Confirmar minha inscrição”. Você poderá conferir suas informações na parte de "Minha inscrição" e mudar suas opções enquanto durar o período de solicitação do Sisu.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.